29/03/2023 às 05h21min - Atualizada em 29/03/2023 às 05h21min

Bioparque comemora 1 ano com a realização da I Jornada de Pesquisa e Tecnologia

Comunicação do Governo de MS - Redação NaHoraNews
Comunicação do Governo de MS
Bruno Rezende

Um evento repleto de emoções e na presença maçica de estudantes e professores das redes de ensino pública e privada da capital foi realizado nesta terça-feira (28) para comemorar o aniversário de um ano do Bioparque Pantanal, considerado o maior aquário de água doce do planeta e o mais completo e grandioso laboratório de pesquisa da Ictiofauna Neotropical do mundo. A data também marcou o início da I Jornada de Pesquisa e Tecnologia do Bioparque Pantanal, que tem como tema “Sustentáveis, sociais, educacionais e inovação” e acontece até o dia 31.

Ainda durante a cerimônia, foi assinado o protocolo de intenções do “60 + Bioparque Pantanal”, projeto que prevê aulas de inclusão digital para pessoas acima de 60 anos. Segundo o projeto, monitores do Bioparque serão capacitados pelo Sesi/Fiems para ministrar o ensino. As aulas serão gratuitas na biblioteca do espaço, uma vez na semana.

Também foi lançado o “Integra Bioparque: consolidação e geração de pesquisas no Bioparque Pantanal”. A iniciativa, elaborada em parceria com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), visa fomentar a integração de estudos, por meio da indução de linhas de pesquisa e inovação em tecnologias sociais e sustentáveis, além de impulsionar o conhecimento científico e tecnológico gerado no Bioparque Pantanal.

Representando o governador Eduardo Riedel, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, celebrou a realização da I Jornada de Pesquisa e Tecnologia do Bioparque Pantanal. "Mais do que um empreendimento de turismo, um dos 50 melhores destinos segundo a revista americana Time, mas também a questão científica, a pesquisa, a educação ambiental. Esse é o grande foco do Bioparque e os números alcançados demonstram que o caminho está correto", completou o secretário.

Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, os números revelam a consolidação do empreendimento. "Nós recebemos visitantes de 91 países, mais de 330 mil pessoas e 47 mil alunos. Além de proporcionar um lugar bonito, estamos agregando conhecimento, pesquisa e conscientização ambiental", comentou Maria Fernanda.

Foram feitas homenagens a servidores do Bioparque, autoridades, pesquisadores e professores. O diretor Fabiano Francisco Soares, da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, foi um desses homenageados. Muito aplaudido pelo público, o diretor foi responsável pelo primeiro grupo de estudantes que visitaram o Bioparque.

Para a estudante Luciane Costa, de 16 anos, da segunda série do ensino médio, da Escola Padre Franco Delpiano, do bairro Nova Lima, o Bioparque é um espaço para o aprendizado. "É uma maneira de aprender, fora da sala de aula. Eu acho que vai acrescentar bastante. É uma experiência única."


Link
Notícias Relacionadas »