O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), alertam a população sobre os riscos de ataques de escorpiões em Dourados. Entre janeiro e agosto deste ano, o município acumulou 95 notificações de acidentes.
O número já é maior que todo o ano passado, quando foram registrados 55 casos. Priscila da Silva, coordenadora do CCZ, orienta que em caso de ataque/acidente é necessário procurar uma unidade de saúde imediatamente, mesmo que a pessoa não sinta nenhum sintoma.
Diante de alguma ocorrência, o CCZ orienta, para que se possível, coletar o animal e levar junto até a unidade, para que o profissional de saúde possa identificar a espécie e agir da maneira correta.
“Caso a pessoa encontre algum escorpião deve coletar em segurança, mesmo que morto, e acionar o CCZ ou levar até a unidade. Uma dica é manter o quintal limpo, dedetizar a casa evitando pequenos insetos, em especial baratas, aranhas e grilos, pois são alimentos para os escorpiões”, ressalta.
Ela ainda orienta que é necessário checar os sapatos antes de calçar, não deixar camas encostadas na parede e fechar ralos dos banheiros e pias, para evitar que o escorpião adentre o imóvel por meio do esgoto.
Diariamente, agentes de endemias têm realizado visitas aos domicílios de Dourados para fiscalização e orientação.
Serviço: O CCZ está à disposição da população através do telefone (67) 3411-7753 (ligação e WhatsApp) e o (67) 2222-1208.