A prova objetiva do 2° processo seletivo do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo de Mato Grosso do Sul será aplicada no domingo (21). No total, 1.125 candidatos concorrem a 98 vagas para início imediato, além de vagas para cadastro reserva em 34 cursos.
As provas serão aplicadas nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Os candidatos devem buscar o endereço onde farão a prova pelo site https://concurso.fapec.org.
As vagas são destinadas a estudantes das universidades participantes do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE/MS), sendo elas: Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Universidade Anhanguera-Uniderp.
A seleção será realizada em duas etapas, sendo uma prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 40 questões com duração de quatro horas. Será considerado aprovado na Prova Escrita (Objetiva) o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% das questões da prova.
A segunda etapa do processo seletivo é destinada a oito cursos de capacitação que foram planejados para oportunizar ao estagiário o acesso a temas relevantes para o funcionamento das mais diversas organizações públicas do governo do estado de Mato Grosso do Sul.
Desse modo, além de enriquecer seu currículo, o acadêmico inicia o cumprimento do estágio com noções sobre planejamento estratégico, gestão por projetos, elaboração de indicadores, gestão por processos, ética no ambiente de trabalho, dentre outros assuntos.
“Através desse convênio com universidades públicas e privadas, vamos disponibilizar aos alunos estagiários adentrarem nas estruturas de governo, conhecerem modelos de governança e contribuírem com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. É um programa importante porque coloca o estudante dentro do Governo, onde pode acompanhar e entender como funciona e porque são tomadas as decisões da gestão”, explica o secretário de Governo de Mato Grosso do Sul, Pedro Caravina.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, sendo seis horas diárias de atividades. O programa conta com uma bolsa-auxílio no valor de R$1.100 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Segundo o diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira, o Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado é um dos mais importantes projetos do Governo sul-mato-grossense.
“Ele trabalha com a preparação desses novos profissionais para o futuro, dentro da Administração Pública. Essa nova etapa, junto com o novo edital, reforça, traz um gás para a gestão pública. Todos nós ganhamos com esses novos estagiários: o Estado e a sociedade como um todo”, explica.
Mais informações sobre o Programa estão disponíveis no site: https://programadeestagio.ms.gov.br. O edital completo do processo seletivo está disponível através do Diário Oficial Eletrônico de Mato Grosso do Sul e no site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).
Evellyse Moraes, Programa de Estágio Supervisionado