Campo Grande recebeu pela quarta vez consecutiva o título de 'Cidade Árvore do Mundo' (Tree City of de World, em inglês). O reconhecimento é dado anualmente pela FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e pela Arbor Day Foundation. Desde 2019, a Capital é eleita.
Para permanecer na rede, a cidade deve comprovar anualmente que cumpre os requisitos exigidos pelas instituições. Na atual edição, 168 cidades, de 21 países, compõem a seleção. No Brasil, o número saltou de oito para 20 cidades que receberam o título.
Nas florestas urbanas estão contemplados: a arborização urbana; o sistema de parques e áreas verdes; as áreas de preservação permanente; os remanescentes de vegetação nativa; os bosques e as formações de maciços vegetais secundários.
A secretaria da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Katia Sarturi enalteceu a importância do prêmio. 'Muito além de preservar e manter nossas florestas urbanas, também investimos na capacitação dos nossos técnicos, estamos revisando nossas legislações e modernizando nossos procedimentos'.
A prefeita da Capital, Adriane Lopes (Patri) recebeu a notícia com alegria e defendeu a presença das árvores nos canteiros e avenidas. “Campo Grande passou a ser referência mundial como uma cidade biofílica; que possibilita aos seus habitantes maior integração com a natureza e compromete-se com seu cuidado', disse.