Foi publicado, no Diário Oficial, a Resolução nº 006/SMS/2023, em que dispõe no âmbito da Rede Municipal de Saúde sobre o Ponto Facultativo, conforme Decreto nº. 507, de 30 de agosto, que estabeleceu o Ponto Facultativo nas Repartições Públicas Municipais no dia posterior ao Dia da Independência do Brasil.
No documento, a Secretária Municipal de Saúde Interina, Nídia Natachi, decretou que, com exceção do Hospital Municipal de Ivinhema, as demais unidades de saúde do município ficarão com suas atividades paralisadas no dia 08 de setembro de 2023.
Contudo, considerando a natureza da prestação do serviço e necessidade de atendimento à população, no dia 08 de setembro de 2023 a Farmácia Básica Municipal, prestará atendimento ao público das 07h00min às 12h00min.
A decisão foi baseada na informação sobre os serviços considerados indispensáveis, que por sua natureza e necessidade de atendimento à população, não podem ser interrompidos, nem paralisados, em especial os serviços de emergências de saúde pública, coleta de lixo, limpeza da cidade, vigilância municipal, entre outros.