Cinco entidades que trabalham com crianças e adolescentes em Ivinhema serão contempladas com recursos oriundos do Fundo Municipal da Criança e Adolescente. Neste ano de 2023, houve um aumento considerável no valor das doações ao Fundo, com isso entidades como CARCA, APAE, Cantinho Bem-Me-Quer, Projeto Sagrado Coração e ACAIVI estarão sendo contempladas.
Em abril, o site AconteceuMS divulgou matéria informando que o Imposto de Renda poderia ser usado em uma boa ação, visto que a destinação de parte dele poderia beneficiar entidades sociais do município.
O valor é recebido pelo Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA, que tem como objetivo financiar políticas de atendimento em áreas prioritárias como: criança e adolescente em situação de rua, vítimas de exploração, maus tratos, dentre outras violações de direitos.
Quem gere os recursos é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e repassam para as entidades. Pessoa física que possuía imposto de renda poderia destinar 6%, já pessoa jurídica a destinação era de até 1% do imposto devido. As doações podiam ser feitas diretamente na Declaração de Imposto de Renda.
Nesta semana, foi publicada a resolução nº 010/CMDCA/2023, aprovando a divisão dos Critérios de Partilha dos Repasses de Recursos oriundo do fundo em um total de R$ 107.682,66, que será distribuído para as 5 entidades.