Campanha da vacina antirrábica acontecerá até o dia 23 de outubro

0
64

Essa campanha será destinada somente para animais domistecos da zona rual do DF

Por: Edivaldo Moreira

 

Atenção donos (as) de cães e gatos da zona rural do DF, está em vigor campanha de vacinação contra doença antirrábica, desde sábado (3) até sexta dia (23) de outubro. Os postos de vacinação foram montados nas setes regiões, depois desta data acontecerá campanha de vacinação para os animais da zona urbana, com data prevista para encerramento em 20 de novembro.

 

Poderá ser vacinados cães e gatos com idade superior há 03 meses, ressaltamos ainda que os animais que estão recebendo a primeira dose deverá ser repetida após 30 dias, é importante lembrar que será vacinados apenas cães e gatos saudáveis, informa Rodrigo Menna gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses.

 

Os locais de vacinação será disponibilizado no portal da secretaria de saúde decorrente até o dia 23 de outubro, após essa data será informado também no portal da secretaria de saúde os locais para vacinação dos animais da zona urbana.

 

Desde o ano de 2000 não tem registro de casos de doenças de raiva em cães e gatos, porém apresenta ocorrências em animais de produção como bovinos e equinos, também há ciclo de morcegos aéreo, todavia e importante manter o cartão de vacina e a dose anualmente em dias dos animais domésticos.

 

Sedes dos Núcleos de Vigilância Ambiental também disponibiliza a vacina, a estatística da população de cães e gatos em todo o Distrito Federal é de 345.033, sendo 308.419, cães e 36.613 gatos, o intuito e vacinar aproximadamente 80% da população animal. A Campanha acontece anualmente em 02 áreas, com vacinação da zona rural e urbana, o objetivo é vacinar o maior número de animais domésticos possível das regiões.

 

Os condutores dos animais deverá ter maior idade e porte proporcional para o manejo e segurança do local, é importante que os animais sejam transportados em caixas apropriadas, lembramos também aos condutores que é obrigatório o uso de máscaras no local e manter o distanciamento na fila.

 

Fonte: Aqui News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui